SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Mídia e educação: em cena, modos de existência jovemO exemplo de Agrado: imagem, técnica e autenticidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SCHWERTNER, Suzana Feldens. Ficção e realidade no programa Cidade dos Homens: elementos para pensar sobre mídia e pedagogia das imagens. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.39-52. ISSN 0104-4060.

O presente artigo discute as relações entre ficção e realidade num programa de TV e suas implicações para a educação. Expõe resultados de uma investigação em que, entre outros objetivos, procurou-se investigar acerca da autenticidade das imagens na ”sociedade do espetáculo”, destacando a profusão de “imagens caseiras” em produtos televisivos contemporâneos. Para tanto, estuda algumas cenas da microssérie Cidade dos Homens, veiculada pela Rede Globo entre 2002 e 2004. A análise da estrutura do programa, sua sintaxe e formas de narrar permitiram expor formas de visibilidade dos efeitos de realidade no seriado. As conclusões apontam para a utilização de recursos próprios dos programas de caráter documental, como a utilização de “cenas caseiras” e de depoimentos em “tempo real”, na busca por uma autenticidade das imagens. Enfatiza-se, ao final, que estudos sobre a mídia televisiva implicam sempre uma posição ética e política e, assim, tornam-se tarefa fundamental na educação ética e estética dos sujeitos.

Palabras clave : Televisão; Realidade; Ficção; Linguagem; Televisiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )