SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Educação, cinema e alteridadeO homem na publicidade da última década. Uma cultura em mutação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Dispositivo da maternidade: mídia e a produção pedagógica de sujeitos, práticas e normas. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.81-98. ISSN 0104-4060.

Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira um dispositivo da maternidade é produzido e atualizado no espaço midiático de forma a produzir diferentes “modalidades maternas” e, a partir deles, padrões normativos. Para tanto, realizo uma análise enunciativa de dois conjuntos de materiais: um, composto por reportagens das revistas Veja e Caras sobre duas personagens mães-famosas (Vera Fischer e Xuxa) e capturadas entre 1992 e 2003; e, outro, composto por matérias retiradas da revista Crescer, no período de janeiro de 2001 a julho de 2002. Afirmo que esta normatividade é produzida a partir da relação entre as modalidades maternas e a partir do modo como os sujeitos-mãe deste dispositivo relacionam-se entre si e com os sujeitos-pai.

Palabras clave : Mídia; Dispositivo da Maternidade; Foucault.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )