SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26O homem na publicidade da última década. Uma cultura em mutação?Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ARTUSO, Alysson Ramos. Subjetivação e a educação através da internet. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.115-129. ISSN 0104-4060.

Este artigo é um estudo sobre os mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem através da Internet. Utilizando-se de idéias da literatura de Foucault e Deleuze, faz uma análise dos mecanismos existentes nas propostas de uso da Internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, acompanhada de uma descrição da ética presente na rede. Esta análise trabalha com a idéia de um poder produtor, emaranhado com e em microsituações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia também novas brechas para resistências.

Palabras clave : Subjetivação; Poder; Novas Tecnologias; Mídia e Educação; Ensino-Aprendizagem Através da Internet.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )