SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26O homem na publicidade da última década. Uma cultura em mutação?Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ARTUSO, Alysson Ramos. Subjetivação e a educação através da internet. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.115-129. ISSN 0104-4060.

Este artigo é um estudo sobre os mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem através da Internet. Utilizando-se de idéias da literatura de Foucault e Deleuze, faz uma análise dos mecanismos existentes nas propostas de uso da Internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, acompanhada de uma descrição da ética presente na rede. Esta análise trabalha com a idéia de um poder produtor, emaranhado com e em microsituações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia também novas brechas para resistências.

Palavras-chave : Subjetivação; Poder; Novas Tecnologias; Mídia e Educação; Ensino-Aprendizagem Através da Internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )