SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Mídia, cognição e educaçãoAlgumas letras, pouca saúde: Campinas, primeira metade do Oitocentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PAIT, Heloisa. Anéis de prata: alunos e professores na sociedade da comunicação. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.157-178. ISSN 0104-4060.

Qual o papel do professor numa sociedade saturada de informação e marcada por mudanças constantes em suas esferas comunicativas? Ele deve resistir a essas mudanças ou aceitá-las acriticamente? Mostramos aqui que a preservação do núcleo central da relação professor-aluno é crucial para termos um diálogo público rico em nossas sociedades. Através de breves narrativas, refletimos sobre as estratégias usadas por professores para navegar em distintos espaços comunicativos. Os quatro tipos de professor apresentados são o professor do livro, o professor teatral, o professor televisivo e o professor telegráfico. Essa tipologia se refere a modos de incorporar e dar sentido a formas mediáticas distintas. Atenção especial é dada ao professor televisivo, aquele responsável pela organização de informação dispersa e também por ajudar os alunos a tolerar a eventual falta de sentido do campo comunicativo criado pela televisão.

Palabras clave : Ensino; Mídia; Televisão; Silêncio; Espaço Público.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )