SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Some letters, little health: Campinas, first half of eighteen hundred’sTemporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

NOGUEIRA, Quéfren Weld Cardozo. Educação física, cultura e a produção de significados. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.197-214. ISSN 0104-4060.

O presente texto executa análises que buscam compreender como a Educação Física realiza discussões, tendo como estratégia central a cultura, abrindo espaços para se discutir como o significado é também uma construção cultural. A centralidade da dimensão simbólica da cultura representa uma forma de análise em que a produção, distribuição e acesso aos bens culturais estão envolvidos com a maneira como valorizamos ou ignoramos certos aspectos da vida social. O ponto fundamental dessa discussão refere-se à compreensão de que os sentidos e significados historicamente construídos estão inseridos num processo conflituoso em que relações de poder caracterizam um combate por significado. Nesse combate, relações sociais são desfeitas e estabelecidas, conhecimentos são produzidos e distribuídos, políticas são geradas. De posse destas discussões, a Educação Física passa a ser vista não como uma mera atividade em que são escolhidas técnicas supostamente livres de coerções, mas como uma produção e uma política cultural que participa da maneira como os significados são historicamente constituídos.

Keywords : Educação Física; Cultura; Significado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )