SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Physical education, culture and the production of meaningsConcepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

TEIXEIRA, Edival Sebastião. Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.215-231. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

Keywords : Aprendizagem e Desenvolvimento; Periodização da Escolarização; Vigotski.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )