SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Educação física, cultura e a produção de significadosConcepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

TEIXEIRA, Edival Sebastião. Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.215-231. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

Palabras clave : Aprendizagem e Desenvolvimento; Periodização da Escolarização; Vigotski.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )