SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Educação física, cultura e a produção de significadosConcepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

TEIXEIRA, Edival Sebastião. Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.215-231. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

Palavras-chave : Aprendizagem e Desenvolvimento; Periodização da Escolarização; Vigotski.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )