SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskianaA inteligência brasileira na virada de 1920/30: encontros e desencontros entre artistas e educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciadosAlternative conceptions and biology teaching: how to use differentiated strategies in the initial formation of graduated. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.233-250. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho objetivou diagnosticar como as aulas de histologia do Curso de Ciências Biológicas se desenvolvem no que se refere ao difícil aprendizado dos alunos sobre o conceito científico relacionado a “Tecido Muscular”. Para a avaliação, optou-se pela investigação das concepções alternativas dos alunos a respeito da estrutura e função da fibra muscular e para tanto, iniciou-se por uma entrevista para avaliar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos mesmos. Os resultados desta entrevista orientaram a organização de um questionário a ser aplicado aos alunos. As respostas foram avaliadas nos aspectos referentes às características dos esquemas (desenhos dos alunos). Concluiu-se que os alunos apresentam dificuldade na visão tridimensional da célula, não conseguindo associar a forma e a localização e função das organelas que constituem a fibra muscular. Baseado nas conclusões obtidas, apresentou-se uma estratégia de ensino que fosse ao encontro das dificuldades dos alunos. Tal estratégia constou de várias etapas. Inicialmente, o professor poderia, investigar as concepções alternativas dos alunos sobre o conteúdo a ser ministrado. Na seqüência, o conteúdo teórico seria desenvolvido, porém a introdução de um problema referente a situações atuais, motivaria os alunos a transferir para esta situação prática os conteúdos ministrados na aula teórica. Seria importante que o professor propusesse aos seus alunos uma atividade prática diferenciada, construindo uma maquete. Com isso acredita-se que os alunos poderão sanar as dificuldades relacionadas à disposição das estruturas, aproveitando melhor o aprendizado do conteúdo, favorecendo situações de ensino e aprendizagem baseadas na representação de situações práticas para o aluno.

Palabras clave : Concepções Alternativas; Diagnóstico; Estratégias de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )