SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

RUSSEFF, Ivan. A inteligência brasileira na virada de 1920/30: encontros e desencontros entre artistas e educadores. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.251-267. ISSN 0104-4060.

A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.

Keywords : Educação; Literatura; Cultura Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )