SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

RUSSEFF, Ivan. A inteligência brasileira na virada de 1920/30: encontros e desencontros entre artistas e educadores. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.251-267. ISSN 0104-4060.

A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.

Palabras clave : Educação; Literatura; Cultura Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )