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 issue27Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental author indexsubject indexarticles search
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Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental. Educ. Rev. [online]. 2006, n.27, pp.17-35. ISSN 0104-4060.

As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.

Keywords : Relações Sociedade-Natureza; Epistemologia Ambiental; Educação Ambiental.

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