SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambientalEcoideologias associadas aos movimentos ambientais: contribuições para o campo da educação ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LOUREIRO, Carlos Frederico B.. Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental. Educ. Rev. [online]. 2006, n.27, pp.37-53. ISSN 0104-4060.

No presente artigo estabelecemos a crítica a duas categorias recorrentes em Educação Ambiental, tanto em termos práticos quanto discursivos: o fetichismo da individualidade e os dualismos escola-sociedade, linguagem-trabalho. À luz de um referencial teórico inserido na tradição dialética emancipatória, problematizamos os limites e as implicações pedagógicas de tais categorias no fazer educativo ambiental. Com isso, sinalizamos para a necessidade de maior reflexão e debates acerca do que representa a incorporação de certos posicionamentos a-históricos e não-dialéticos, apesar de por vezes relacionais, diante dos desafios e finalidades que os educadores ambientais historicamente se colocam. Por fim, reafirmamos a pertinência do método dialético marxiano, quando se tem por objetivo a construção de uma Educação Ambiental baseada na compreensão complexa e contextualizada da realidade e focalizada na superação das relações sociais estabelecidas no capitalismo, como caminho para a concretização de um novo patamar societário na natureza.

Palabras clave : Educação Ambiental; Fetichismo; Dualismo; Crítica; Dialética Emancipatória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )