SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educaçãoDespertando os sentidos da educação ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

GOUVEA, Giana Raquel Rosa. Rumos da formação de professores para a educação ambiental. Educ. Rev. [online]. 2006, n.27, pp.163-179. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma, a reflexão constante sobre "o que preciso saber para ensinar?", "por que e para que ensinar?" caminha juntamente com o "como ensinar?" na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.

Keywords : Educação Ambiental; Formação de Professores; Dispedagogia Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )