SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticasMitos e controvérsias sobre a política de cotas para negros na educação superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula  and  GILIOLI, Renato de Sousa Porto. PROUNI: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior?. Educ. Rev. [online]. 2006, n.28, pp.125-140. ISSN 0104-4060.

O objetivo do artigo é discutir em que medida o Prouni é um instrumento de democratização da educação superior no Brasil ou um mero programa de estímulo à expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Analisaremos a trajetória desse programa social desde a primeira proposta apresentada até a lei que o sancionou (janeiro de 2005), bem como os desenvolvimentos posteriores a ela. Nesse processo, o governo Lula concedeu a maioria das reivindicações do lobby das IES privadas. Apesar de induzi-las a oferecer bolsas a estudantes de baixa renda em troca de isenções fiscais, o Prouni prioriza o acesso desses estudantes à educação superior e não sua permanência.

Keywords : Prouni; Educação Superior; Democratização; Acesso; IES Privadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )