SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e práticaAprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e as novas tecnologias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

NEDBAJLUK, Lidia. Formação por ciclos. Educ. Rev. [online]. 2006, n.28, pp.247-261. ISSN 0104-4060.

Artigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar, faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos.

Palabras clave : Ciclo; Progressão Continuada; Promoção Automática; Eixos Estruturadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )