SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJAVínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação reflexa na formação profissional e pessoal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saber. Educ. Rev. [online]. 2007, n.29, pp.101-119. ISSN 0104-4060.

Apresentando resultados da pesquisa de doutorado, o artigo destaca particularidades dos processos educativos de jovens e adultos, situando a busca dos sujeitos de uma relação com o saber, as diferentes mediações da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos e a questão da reciprocidade e acolhimento como ações intencionais no processo ensino-aprendizagem. Ao concluir o estudo, constata-se uma docência na qual o sujeito se torna professor/a no seu fazer e no seu caminhar, que vem contribuindo para a construção de um estatuto próprio de EJA, para a produção e acúmulo de saberes teórico-metodológicos, potencializando um campo pedagógico e de pesquisa.

Palabras clave : Docência na Educação de Jovens e Adultos; Particularidades do Processo Educativo e Acolhimento para o Ato do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )