SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saberTensões, contradições e avanços: a educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

HARACEMIV, Sônia Maria Chaves. Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação reflexa na formação profissional e pessoal. Educ. Rev. [online]. 2007, n.29, pp.121-140. ISSN 0104-4060.

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta. No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade, participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização frente às condições de trabalho.

Keywords : Vínculos; Formação Pessoal e Profissional; Relação-Reflexa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )