SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saberTensões, contradições e avanços: a educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

HARACEMIV, Sônia Maria Chaves. Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação reflexa na formação profissional e pessoal. Educ. Rev. [online]. 2007, n.29, pp.121-140. ISSN 0104-4060.

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta. No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade, participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização frente às condições de trabalho.

Palavras-chave : Vínculos; Formação Pessoal e Profissional; Relação-Reflexa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )