SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curricularesSaberes y conocimientos indígenas en la formación de profesores de educación intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

TOWNSEND, Cristina Bandeira  y  TOMAZZETI, Elisete Medianeira. A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso. Educ. Rev. [online]. 2007, n.29, pp.207-221. ISSN 0104-4060.

O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como o professor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente. A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada, autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações das práticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópico do município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do Ensino Fundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foram tomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que o primeiro foi compreendido como elemento mediador do processo de mobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitus professoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nos anos iniciais.

Palabras clave : Habitus; Saberes; Habitus Professoral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )