SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Aspectos de la construcción del conocimiento sobre la sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VONECHE, Jacques  y  STOLTZ, Tania. Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget. Educ. Rev. [online]. 2007, n.30, pp.17-43. ISSN 0104-4060.

Discute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget. A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de um paralelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo é uma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece às regras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e, como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual a relação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da ação sensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras. Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento de regras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entre fatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo e mente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementares um em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismo potencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiral geral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio, assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo.

Palabras clave : Mente; Corpo; Piaget.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )