SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30Contextos autoritarios y cooperativos y su repercusión en el desarrollo del sujetoEntendeu, ou quer que eu desenhe? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BOVET, Magali  and  VOELIN, Daphné. O papel da imagem mental no raciocínio operatório: auxiliar ou estruturante?. Educ. Rev. [online]. 2007, n.30, pp.107-130. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste estudo é examinar em crianças de 6 e 7 anos o efeito de uma aprendizagem figural sobre a resolução de problemas numéricos e geométricos compreendidos habitualmente na idade de 10 ou 11 anos. A hipótese geral é de que a imagem mental - ou o conhecimento figural - tem a função de estruturar o raciocínio operatório, enquanto Piaget e Inhelder sugeriram que ela só teria o papel de auxiliar. Os resultados mostram que um progresso considerável acontece durante e após a fase de aprendizagem quando as crianças têm representações corretas. Esse não é o caso quando suas imagens mentais estão erradas. Assim, a representação por imagem é um modo figural de base para o tratamento da informação que parece ser necessário ao desenvolvimento do raciocínio operatório. O papel estruturante da imagem mental é discutido.

Keywords : Imagem Mental; Aprendizagem Figural; Raciocínio Operatório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )