SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Contextos autoritarios y cooperativos y su repercusión en el desarrollo del sujetoEntendeu, ou quer que eu desenhe? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BOVET, Magali  y  VOELIN, Daphné. O papel da imagem mental no raciocínio operatório: auxiliar ou estruturante?. Educ. Rev. [online]. 2007, n.30, pp.107-130. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste estudo é examinar em crianças de 6 e 7 anos o efeito de uma aprendizagem figural sobre a resolução de problemas numéricos e geométricos compreendidos habitualmente na idade de 10 ou 11 anos. A hipótese geral é de que a imagem mental - ou o conhecimento figural - tem a função de estruturar o raciocínio operatório, enquanto Piaget e Inhelder sugeriram que ela só teria o papel de auxiliar. Os resultados mostram que um progresso considerável acontece durante e após a fase de aprendizagem quando as crianças têm representações corretas. Esse não é o caso quando suas imagens mentais estão erradas. Assim, a representação por imagem é um modo figural de base para o tratamento da informação que parece ser necessário ao desenvolvimento do raciocínio operatório. O papel estruturante da imagem mental é discutido.

Palabras clave : Imagem Mental; Aprendizagem Figural; Raciocínio Operatório.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )