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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

BOVET, Magali  e  VOELIN, Daphné. O papel da imagem mental no raciocínio operatório: auxiliar ou estruturante?. Educ. Rev. [online]. 2007, n.30, pp.107-130. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste estudo é examinar em crianças de 6 e 7 anos o efeito de uma aprendizagem figural sobre a resolução de problemas numéricos e geométricos compreendidos habitualmente na idade de 10 ou 11 anos. A hipótese geral é de que a imagem mental - ou o conhecimento figural - tem a função de estruturar o raciocínio operatório, enquanto Piaget e Inhelder sugeriram que ela só teria o papel de auxiliar. Os resultados mostram que um progresso considerável acontece durante e após a fase de aprendizagem quando as crianças têm representações corretas. Esse não é o caso quando suas imagens mentais estão erradas. Assim, a representação por imagem é um modo figural de base para o tratamento da informação que parece ser necessário ao desenvolvimento do raciocínio operatório. O papel estruturante da imagem mental é discutido.

Palavras-chave : Imagem Mental; Aprendizagem Figural; Raciocínio Operatório.

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