SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólicaEducação em classes hospitalares: transformando ações e concepções à luz da teoria da complexidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LOOS, Helga  y  SANT'ANA, René Simonato. Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existir. Educ. Rev. [online]. 2007, n.30, pp.165-182. ISSN 0104-4060.

Trata-se de um convite à reflexão, no sentido de fornecer elementos, provenientes da filosofia e da psicologia, na intenção de contribuir para uma visão mais crítica e produtiva da atividade científica, bem como para um resgate da amplitude da vida. Defende-se que sejam consideradas, sobretudo, as relações entre os fenômenos - sejam estes sociais ou naturais -, em lugar de uma postura fragmentada e individualista perante o mundo. Toca questões ligadas à atitude - como forma de ver e estar no mundo -, à ética, ao desejo, ao conhecimento, ao afeto e à consciência. Explora a visão não apenas dialética, mas também monista de Vygotsky acerca da construção e da expressão humana - a qual se inspirou em autores tais como Espinosa -, segundo a qual os processos psíquicos formam-se a partir de relações de interdependência entre aspectos sociais, cognitivos, afetivos e do âmbito da ação. Uma perspectiva que supera o tradicional dualismo entre a razão e a emoção, contribuindo para uma compreensão mais integrada e mais dinâmica dos indivíduos. Apresenta-se, assim, um apelo à busca da razão e da emoção de viver na dimensão da existência humana.

Palabras clave : Sociointeracionismo; Monismo; Ética; Cognição; Afetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )