SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Educação em classes hospitalares: transformando ações e concepções à luz da teoria da complexidadeEducadoras da infância pesquisando e refletindo sobre a própria prática em matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ANAUATE, Carla  y  AMIRALIAN, Maria Lúcia T. M.. A importância da intervenção precoce com pais de bebês que nascem com alguma deficiência. Educ. Rev. [online]. 2007, n.30, pp.197-210. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho, à luz da teoria de Winnicott, que elucida a importância do ambiente e da relação interpessoal para a constituição de um ser humano saudável, pretende apresentar uma proposta de intervenção para trabalhar com os pais de bebês que nascem com alguma deficiência. É no apontar a dois que se confirma a realidade, que se vê nos olhos do outro o seu próprio olhar. Para tanto, o primeiro cuidador, instrumentalizado com informações e orientações poderá propiciar meios para que esse bebê se desenvolva plenamente. Respeitando as suas iniciativas espontâneas e originais, seu modo de se expressar, e sendo contingente em retorno, proporcionará a essa criança um sentido de aceitação e de compreensão de suas expressões, inserindo-a adequadamente no meio circundante.

Palabras clave : Deficiência; Relacionamento; Desenvolvimento da Criança; Contingência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )