SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Educação como aprendizagem da vidaA educação e o conhecimento: uma abordagem complexa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SA, Ricardo Antunes de. Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.57-73. ISSN 0104-4060.

O artigo tem a intenção de apresentar argumentações fundamentadas em estudos de pesquisadores que têm procurado identificar a Pedagogia como uma das áreas das ciências do homem que estuda e produz conhecimento científico sobre o fenômeno educativo. Em um primeiro momento apresenta, sucintamente, os pressupostos teóricos norteadores da teoria da complexidade, sistematizada por Edgar Morin. Por fim, ensaia-se um diálogo preliminar entre os pressupostos do pensamento complexo e a Pedagogia.

Palavras-chave : Educação; Pedagogia; Complexidade; Ciência Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )