SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Pedagogia e complexidade: diálogos preliminaresParadigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

RAMOS, Roberto. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.75-86. ISSN 0104-4060.

A Educação Brasileira, independentemente de governos e modelos de desenvolvimento, tem convivido com um impasse. Move-se, hegemonicamente, pelo Método Cartesiano, que promove a esquizofrenização do conhecimento. Separa o objeto do sujeito, em uma perfeita dissociação. Precisamos de uma reflexão e de uma avaliação. O Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, possui recursos teóricos e metodológicos para repensar o processo educacional como um processo complexo.

Keywords : Educação; Conhecimento; Complexidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )