SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32A educação e o conhecimento: uma abordagem complexaLa complejidad de los procesos educativos en el aula de clases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

RODRIGUES, Zita Ana Lago. Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.87-102. ISSN 0104-4060.

Centrando leituras sobre as bases teóricas do paradigma científico dominante, em seus fundamentos racionalistas-cientificistas, determinantes na ciência, no saber e nos conhecimentos trabalhados na escola, apresentamos a proposição de uma educação voltada para a complexidade. Tal proposição surge do chamado paradigma emergente, o qual visa superar as inércias e a reatividade tradicionais nos procedimentos de escolarização e de formação docente e caminhar em situações pró-ativas e em prótopias mobilizadoras para a implementação de ações curriculares e educativas que possibilitem uma formação mais aberta, flexível e inter-transcultural, que culmine com uma educação mais humana e convivencial.

Keywords : Paradigmas; Ciência e Conhecimento; Educação; Complexidade; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )