SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docenteSocialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

QUEZADA, Ariel  and  CANESSA, Enrique. La complejidad de los procesos educativos en el aula de clases. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.103-119. ISSN 0104-4060.

Dentro de uma sala de acolhimento de uma série de processos individuais e sociais que estão integradas no âmbito mais vasto da educação. Ao se analisar uma sala de aula e as dinâmicas que ocorrem lá, sem dúvida está a enfrentar um sistema que, como tal, é composto por indivíduos que estão influenciando-se mutuamente, dinâmicas emergentes que não pode ser explicada somente pelo comportamento dos isolados indivíduos. Então, ao falar de sistemas em comportamento humano, tais como ocorre dentro de uma sala de aula, emerge naturalmente a ligação a sistemas complexos, ou seja, aqueles que são compostas por unidades interactuantes e excitáveis, de cuja acção, no tempo emergem comportamentos não lineares, aos quais a previsibilidade é impossível. Esta nova compreensão dos fenómenos da natureza tem aglutinado diferentes disciplinas sob um conjunto comum que tem ajudado a encontrar links importantes. Este artigo tem como objetivo oferecer elementos para a compreensão dos fenômenos de sala de aula comportamentos próprios de sistemas complexos. Também se apresentará como uma ferramenta que torna viável modelar o comportamento dentro da sala de aula, simulando sua complexidade inerente.

Keywords : Educação; Sala de Aula; Sistemas Complexos; Não-Linearidade; Modelagem Baseada Agentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )