SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32La complejidad de los procesos educativos en el aula de clasesPolíticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MULLER, Fernanda. Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.123-141. ISSN 0104-4060.

O trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica conduzida na cidade de Porto Alegre, onde se buscou entender os processos de socialização escolar a partir dos depoimentos de oito crianças. O artigo explora três temas, sendo o primeiro a transição de série que implica dificuldades, prazeres e medos. O segundo se refere à idéia de "ter futuro" como conseqüência das aprendizagens na escola, assim apresentada explicitamente pelas crianças mais pobres. Por último, o contexto do recreio é focalizado para mostrar a complexidade das relações de amizade entre pares.

Palavras-chave : Crianças; Escola; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )