SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das criançasAutoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CUNHA, Rodrigo Bastos. Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.143-159. ISSN 0104-4060.

Neste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento e política lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplar de política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticas de línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, o financiamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, a revitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamental em material didático específico para a educação indígena.

Palabras clave : Política Lingüística; Línguas Indígenas; Educação Indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )