SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Políticas de línguas e educação escolar indígena no BrasilAnálise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FRANCO, Vitor  y  BACELAR-NICOLAU, Helena. Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.161-179. ISSN 0104-4060.

O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importante da personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimento pessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001). A investigação que apresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza, do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- Inventário Clínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dos dados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada, apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências e nos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade. Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandes factores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2) caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceito clínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantes na forma como cada professor constroi o seu autoconceito.

Palabras clave : Autoconceito; Professores; Auto-Eficácia; Aceitação Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )