SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados MultivariadaA motivação como prevenção da indisciplina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VALENTINI, Carla Beatris  y  BISOL, Claudia Alquati. Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.181-197. ISSN 0104-4060.

O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elemento facilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte de educadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. O corpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiu no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória de um curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piaget e a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentam a análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos. A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocas realizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadores autopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentado pela interação com o outro e pela interação com o próprio objeto de conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento de autoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativo e responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes.

Palabras clave : Ambientes virtuais de Aprendizagem; Interação; Processos Cognitivos; Autopoiese; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )