SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagemA formação prática de professores no estágio curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ECCHELI, Simone Deperon. A motivação como prevenção da indisciplina. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.199-213. ISSN 0104-4060.

A autora considera que a indisciplina presente nas salas de aula pode estar sinalizando a falta de motivação dos alunos diante dos conteúdos acadêmicos, metodologias de ensino que não favorecem a aprendizagem significativa ou dificuldades na relação professor-aluno. A motivação do aluno para aprender é caracterizada de duas formas: como um traço geral (motivação intrínseca), ou como um estado situacional (motivação extrínseca). A autora diferencia as características dos alunos motivados e dos desmotivados em relação à aprendizagem escolar e oferece sugestões de ações para o professor organizar a situação de aprendizagem e influenciar positivamente o nível de motivação dos alunos nas atividades propostas.

Palabras clave : Indisciplina; Motivação; Relação Professor-Aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )