Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
ECCHELI, Simone Deperon. A motivação como prevenção da indisciplina. Educ. Rev. [online]. 2008, n.32, pp.199-213. ISSN 0104-4060.
A autora considera que a indisciplina presente nas salas de aula pode estar sinalizando a falta de motivação dos alunos diante dos conteúdos acadêmicos, metodologias de ensino que não favorecem a aprendizagem significativa ou dificuldades na relação professor-aluno. A motivação do aluno para aprender é caracterizada de duas formas: como um traço geral (motivação intrínseca), ou como um estado situacional (motivação extrínseca). A autora diferencia as características dos alunos motivados e dos desmotivados em relação à aprendizagem escolar e oferece sugestões de ações para o professor organizar a situação de aprendizagem e influenciar positivamente o nível de motivação dos alunos nas atividades propostas.
Palabras clave : Indisciplina; Motivação; Relação Professor-Aluno.