SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33A educação do corpo fora da escola: as origens das colônias de férias na EspanhaEn el nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Gimnástico: prácticas corporales, masculinidades y religiosidad en los Exploradores de Don Bosco en la Argentina de principios de siglo XX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de  and  CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. Os espaços para a educação física no ensino secundário paranaense: um estudo comparativo entre os anos finais da ditadura varguista e os anos da ditadura militar brasileira pós 1964. Educ. Rev. [online]. 2009, n.33, pp.39-56. ISSN 0104-4060.

Neste estudo comparativo pretendemos contemplar os diversos entendimentos e as diversas prescrições para a Educação Física escolar na segunda metade da década de 1940, e na primeira metade dos anos 70 do século passado no Estado do Paraná, Brasil. Como fonte privilegiamos as Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, de 1947, além de depoimentos de professores escolares e alguns números da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, dos anos 70. Nosso foco está centrado na redefinição das prescrições curriculares no que se refere ao espaço apropriado para as aulas daquela disciplina, tenham sido ou não edificados, mas que configurariam uma nova forma de conceber o ensino da disciplina, na segunda metade do séc. XX, fortemente ancorado nas práticas esportivas. Mais do que afirmar a máxima de que “o espaço educa e conforma”, apresentamos como essas mudanças aconteceram pelo menos no âmbito das prescrições relacionadas à disciplina de Educação Física, ajudando a redefinir o seu sentido dentro da escola secundária brasileira. Trata-se, assim, de perspectivar a reconfiguração do espaço tanto quanto os seus usos possíveis, autorizados ou não. Nossas análises concluem que muitas recomendações que propalavam a redefinição espacial da Educação Física foram plenamente desenvolvidas, indicando assim que a disciplina ganharia um “espaço” próprio novo e mais vigoroso dentro dos diversos e plurais espaços da instituição escolar, até mesmo pelo grande volume de recursos financeiros envolvidos na sua efetivação.

Keywords : História da Educação; História do Currículo; História das Disciplinas Escolares; Arquitetura Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )