SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Escuela, cuerpo y milicia, historias de un redoble, de un simulacro que no terminaEl espectáculo del cuerpo militarizado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BOMBASSARO, Ticiane  y  VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a formação de professores para a disciplina educação física em Santa Catarina (1937-1945): ciência, controle e ludicidade na educação dos corpos. Educ. Rev. [online]. 2009, n.33, pp.111-128. ISSN 0104-4060.

As décadas de 1930 e 1940 configuram no Brasil uma tentativa de modernização e construção de uma identidade nacional. A prática dos exercícios físicos nas escolas foi concebida como política de construção de cidadãos saudáveis e produtivos que correspondessem ao projeto que se inaugura com o estímulo à industrialização no país. Esperava-se que ocorresse uma mudança "civilizadora" no comportamento, gerida pela escola dos anos 1930, em virtude da formação do Estado e da construção de uma "segunda natureza" altamente controlada por dispositivos disciplinares, dentre eles a Educação Física Escolar. Santa Catarina seguiu o enredo das preocupações nacionais, instituindo a Escola de Educação Física do Estado, cujo objetivo era formar professores dessa disciplina, além de desenvolver, orientar e unificar a sua prática em todos os estabelecimentos de ensino. A pesquisa investigou a crescente importância da cultura corporal, estudando as prescrições para a prática da disciplina presentes na Revista de Educação (1937-1938) e em Relatórios da Inspetoria de Educação Física do Estado. Foram identificados três eixos que merecem destaque e estão articulados entre si: bases científicas das lições, controle das emoções ou disciplina moral, caráter lúdico pela prática de jogos. Tais eixos resumiam a funções atribuídas à Educação Física: modelagem do cidadão nacional, potencializando força física e disciplinando-o moralmente.

Palabras clave : Educação Física; Educação do Corpo; Formação de Professores; História da educação do Corpo; Brasil 1937-1945.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )