SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisasAntropologia, educação e condicionamentos culturais: pensando as mediações no processo de socialização escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de. Gestão do trabalho docente: o "dramático" uso de si. Educ. Rev. [online]. 2009, n.33, pp.157-169. ISSN 0104-4060.

Aborda os processos coletivos, por meio dos quais os professores produzem-se sujeitos do trabalho, engendrados numa dimensão da experiência laboral que escapa à lógica da organização do trabalho e às práticas de gerenciamento nas escolas. Problematiza os modelos de formação em serviço, concebidos como estratégias de controle e padronização da prática docente. Propõe a gestão do trabalho docente como uma ação inerente à experiência, que supõe escolhas entre uma hierarquização de atos, de objetivos e de valores, assim como, uma tensão "dramática" do uso de si "por si" e "pelos outros".

Keywords : Gestão do Trabalho; Trabalho Docente; Formação em Serviço; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )