SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisasAntropologia, educação e condicionamentos culturais: pensando as mediações no processo de socialização escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de. Gestão do trabalho docente: o "dramático" uso de si. Educ. Rev. [online]. 2009, n.33, pp.157-169. ISSN 0104-4060.

Aborda os processos coletivos, por meio dos quais os professores produzem-se sujeitos do trabalho, engendrados numa dimensão da experiência laboral que escapa à lógica da organização do trabalho e às práticas de gerenciamento nas escolas. Problematiza os modelos de formação em serviço, concebidos como estratégias de controle e padronização da prática docente. Propõe a gestão do trabalho docente como uma ação inerente à experiência, que supõe escolhas entre uma hierarquização de atos, de objetivos e de valores, assim como, uma tensão "dramática" do uso de si "por si" e "pelos outros".

Palavras-chave : Gestão do Trabalho; Trabalho Docente; Formação em Serviço; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )