SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33O tempo vivido pelo alfabetizando adulto nas aulas de matemáticaOs estudos sobre o corpo para além da apologia e da negação: contraposição crítica ao pós-modernismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MOREIRA, Jaqueline C. Castilho  y  SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Educ. Rev. [online]. 2009, n.33, pp.205-220. ISSN 0104-4060.

A prática de atividades lúdicas ou o incentivo ao fluir expressivo e artístico são propostas que permeiam a Educação, desde a Antiguidade Clássica. Atualmente, a necessidade premente de atentar para a inclusão contextualizada dessas práticas, vem sendo convalidada pelas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares tanto das disciplinas de Educação Física, como da Educação Artística. Entretanto esse espaço, ainda sutil, merece enfoque mais incisivo, por meio de estudos mais aprofundados acompanhados de práticas direcionadas que convalidem sua relevância. Assim, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar se essas variáveis estão disponíveis dentro dos conteúdos disseminados pelos professores e se possuem um espaço destinado ou não dentro da Educação formal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório com trinta professores voluntários, de ambos os sexos, pesquisados in loco, com consentimento livre e esclarecido, das disciplinas de Educação Física e Artística, utilizando como instrumento, para a coleta de dados, um questionário com perguntas mistas. Os dados foram analisados descritivamente, indicando que é possível notar a presença do lúdico e da arte, em ambas as disciplinas; mediando os processos de aprendizagem. Além disso, que os professores utilizam amplamente desses recursos, no entanto, nem sempre, de forma consciente e contextualizada, e que, apesar da implantação dos parâmetros curriculares desde 1998, esse espaço ainda não está consolidado.

Palabras clave : Arte; Lúdico; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )