SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34O aprendizado da docência: vozes em composição e disputa na constituição da experiência da profissionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

OLIVEIRA, Teresa et al. Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.19-33. ISSN 0104-4060.

Após a contextualização da reforma curricular das ciências no ensino básico em Portugal, apresenta-se uma proposta de trabalho, no campo da Didática, para os professores de ciências aplicarem em sala de aula, que se pretende inovadora, investigação com base no planeamento - "design-based research (DBR)". Com a descrição desta abordagem pretende-se dar resposta a problemas que se colocam a professores e a investigadores, como seja a implementação de práticas de ensino baseadas em resultados da investigação de modo a diminuir o fosso existente entre a investigação educacional e as práticas dos professores. O ensino da linguagem científica, base da literacia e da cultura científica, é aqui tratado nessa perspectiva e integrada na abordagem apresentada. A formação de professores, como resposta ao desafio que estes problemas colocam, constitui-se como campo privilegiado de análise.

Palavras-chave : Investigação com Base no Planeamento; Design-Based Research; Reforma Curricular em Portugal; Didática do Ensino das Ciências; Linguagem Científica; Formação de Professores de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )