SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciênciasRelações entre conteúdo e forma de conhecimentos e práticas pedagógicas em Geociências: imaginário de futuros professores numa disciplina de licenciatura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

FONTANA, Roseli Aparecida Cação  and  SILVA, Cláudio Borges da. O aprendizado da docência: vozes em composição e disputa na constituição da experiência da profissionalidade. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.35-52. ISSN 0104-4060.

Neste texto, a partir das elaborações teóricas e conceituais de Bakhtin e de Thompson, com relação às noções de dialogia e de experiência, focalizamos a produção textual de um estudante no contexto da disciplina Prática de Ensino de História. Nela buscamos apreender e interpretar indicadores dos processos de apropriação e de elaboração dos conhecimentos científico-profissionais relativos à docência e à escola na formação inicial do professor. O exercício analítico do material empírico escolhido deu visibilidade às vozes sociais dos interlocutores imediatos e não imediatos do estudante, e aos efeitos da mediação dessas vozes sobre suas elaborações, no desafio de conferir inteligibilidade às condições e contradições da experiência por ele vivida na escola.

Keywords : Experiência; Dialogia; Significação; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )