SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciênciasRelações entre conteúdo e forma de conhecimentos e práticas pedagógicas em Geociências: imaginário de futuros professores numa disciplina de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

FONTANA, Roseli Aparecida Cação  e  SILVA, Cláudio Borges da. O aprendizado da docência: vozes em composição e disputa na constituição da experiência da profissionalidade. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.35-52. ISSN 0104-4060.

Neste texto, a partir das elaborações teóricas e conceituais de Bakhtin e de Thompson, com relação às noções de dialogia e de experiência, focalizamos a produção textual de um estudante no contexto da disciplina Prática de Ensino de História. Nela buscamos apreender e interpretar indicadores dos processos de apropriação e de elaboração dos conhecimentos científico-profissionais relativos à docência e à escola na formação inicial do professor. O exercício analítico do material empírico escolhido deu visibilidade às vozes sociais dos interlocutores imediatos e não imediatos do estudante, e aos efeitos da mediação dessas vozes sobre suas elaborações, no desafio de conferir inteligibilidade às condições e contradições da experiência por ele vivida na escola.

Palavras-chave : Experiência; Dialogia; Significação; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )