SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observaçãoFormação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Reflexões sobre a escrita na formação inicial de professores. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.111-126. ISSN 0104-4060.

O presente estudo busca nos textos produzidos por licenciandos ao analisarem aulas ministradas por eles a manifestação de subjetividades, singularidades e identidades ao se verem no papel de professor. Toma-se como fundamentação as noções de processos identitários e gêneros textuais. Observa-se que alguns licenciandos destacam as falhas cometidas na condução de suas aulas procurando justificá-las. Outros licenciandos destacam o papel satisfatório de suas práticas se identificando à profissão. Discute-se ainda sobre a contribuição da escrita de gêneros diferenciados na formação docente.

Keywords : Processo Identitário; Subjetividade; Formação de Professor; Gênero Textual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )