SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observaçãoFormação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Reflexões sobre a escrita na formação inicial de professores. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.111-126. ISSN 0104-4060.

O presente estudo busca nos textos produzidos por licenciandos ao analisarem aulas ministradas por eles a manifestação de subjetividades, singularidades e identidades ao se verem no papel de professor. Toma-se como fundamentação as noções de processos identitários e gêneros textuais. Observa-se que alguns licenciandos destacam as falhas cometidas na condução de suas aulas procurando justificá-las. Outros licenciandos destacam o papel satisfatório de suas práticas se identificando à profissão. Discute-se ainda sobre a contribuição da escrita de gêneros diferenciados na formação docente.

Palabras clave : Processo Identitário; Subjetividade; Formação de Professor; Gênero Textual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )