SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Reflexões sobre a escrita na formação inicial de professoresMemórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CASSIANI, Suzani  and  LINSINGEN, Irlan von. Formação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.127-147. ISSN 0104-4060.

Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho reali-zado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo principal é criar possibilidades dos licenciandos vivenciarem o cotidiano de uma escola pública, desenvolvendo uma intervenção didática numa perspectiva discursiva na educação CTS. Dessa forma, nossas referências têm se pautado na análise do discurso e no funcionamento da linguagem em aulas de ciências e tecnologia. São apresentados e discutidos alguns resultados dessa proposta de formação inicial de professores e a pertinência da abordagem temática para a construção de sentidos sociais-culturais e ambientais do conhecimento científico contextualizado.

Keywords : Análise do Discurso; Educação CTS; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )