Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
CASSIANI, Suzani y LINSINGEN, Irlan von. Formação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.127-147. ISSN 0104-4060.
Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho reali-zado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo principal é criar possibilidades dos licenciandos vivenciarem o cotidiano de uma escola pública, desenvolvendo uma intervenção didática numa perspectiva discursiva na educação CTS. Dessa forma, nossas referências têm se pautado na análise do discurso e no funcionamento da linguagem em aulas de ciências e tecnologia. São apresentados e discutidos alguns resultados dessa proposta de formação inicial de professores e a pertinência da abordagem temática para a construção de sentidos sociais-culturais e ambientais do conhecimento científico contextualizado.
Palabras clave : Análise do Discurso; Educação CTS; Formação de Professores.