SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Reflexões sobre a escrita na formação inicial de professoresMemórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CASSIANI, Suzani  e  LINSINGEN, Irlan von. Formação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.127-147. ISSN 0104-4060.

Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho reali-zado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo principal é criar possibilidades dos licenciandos vivenciarem o cotidiano de uma escola pública, desenvolvendo uma intervenção didática numa perspectiva discursiva na educação CTS. Dessa forma, nossas referências têm se pautado na análise do discurso e no funcionamento da linguagem em aulas de ciências e tecnologia. São apresentados e discutidos alguns resultados dessa proposta de formação inicial de professores e a pertinência da abordagem temática para a construção de sentidos sociais-culturais e ambientais do conhecimento científico contextualizado.

Palavras-chave : Análise do Discurso; Educação CTS; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )