Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Memórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.149-166. ISSN 0104-4060.
Este artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfolios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfolios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente.
Palabras clave : Formação de Professores; Memória Discursiva; Posição Discursiva; Análise de Discurso; Ensino de Ciências.